PROJETO INTEGRADOR: HORTA VERTICAL
- labcienciasuffs
- 3 de set. de 2018
- 3 min de leitura
INTRODUÇÃO
A garrafa PET faz parte do nosso cotidiano, tendo em vista que ela é usada para embalar todo tipo de líquido. Mesmo sendo 100% reciclável, o descarte inapropriado da garrafa vem se tornando um gigantesco problema para o meio ambiente.
Revelado em 1941 por trabalhadores da Calico Printers' Association, na cidade de Manchester, na Inglaterra, o PET foi utilizado pela primeira vez pela DuPont americana, para fins têxteis, no início da década de 1950. Somente 30 anos após o seu descobrimento que que o composto químico começou a ser utilizado com fins de embalagens.
Uma garrafa PET pode levar até 800 anos para ser completamente degradado pela natureza. Buscar alternativas para reutilização da garrafa tem sido um dos principais objetivos da sociedade atual. Nesse sentido, a consciência e a responsabilidade de cada cidadão na busca de um mundo mais sustentável e próspero nos impõe a buscar métodos e iniciativas eficazes e simples para a preservação do planeta.
Como um exemplo prático, saudável e criativo dessa necessidade, apresentamos o desenvolvimento de uma horta ecológica feita com garrafas PET com o intuito de plantio de temperos. O projeto está sendo desenvolvido como parte da avaliação da disciplina de Estágio supervisionado I: gestão educacional por alunos da 5ª Fase do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, na Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, localizada na mesma cidade da Universidade.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Confeccionar uma horta vertical por meio da reutilização de objetos recicláveis visando colaborar com a ornamentação da escola.
OBJETIVO ESPECÍFICO
-Reconhecer as contribuições da horta vertical para o consumo diário;
-Proporcionar momentos de reflexão sobre a responsabilidade ambiental;
-Realizar montagem da horta, utilizando pequenas plantas;
-Perceber as contribuições de uma horta vertical no contexto da escola;
-Conscientizar a importância da reutilização de objetos recicláveis descartados no cotidiano;
MATERIAIS
Serão utilizados para a confecção da Horta Vertical:
-Palete de madeira (1);
-Garrafas pet com capacidade de 2 litros (cerca de 8 garrafas);
-Arame (cerca de 5 metros);
-Terra do mato (cerca de 5 kg);
-Mudas de temperos verdes (manjericão, cebolinha, salsa, orégano, hortelã);
METODOLOGIA
O projeto apresentado pelos alunos da 5ª fase do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo se sucederá a partir da realização de uma Horta Vertical com palete e garrafas pets, tendo em vista a abordagem de algo fácil e de utilidade.
Como já foi possível identificar, a escola não possui horta por conta de uma lei que proíbe a produção de alimentos, tendo em vista a compra de frutas, verduras e legumes apenas que contenham um selo de qualidade. Contudo, é permitido o cultivo de temperos verdes para a utilização no preparo da comida dos alunos, tanto para merenda, quanto os que almoçam na escola para a permanência no sexto turno (à tarde).
Para a confecção da Horta Vetical, serão utilizados somente materiais recicláveis, visando um gasto nulo de dinheiro, trazendo, tanto os objetos para sua confecção, quanto as mudas de temperos verdes, de casa.
CONCLUSÃO
Tendo em vista a grande consequência do descarte incorreto da garrafa PET, projetos sustentáveis que visam a reutilização da mesma vem sendo cada vez mais cogitados. A partir disso, o projeto a ser realizado foi um meio encontrado de sensibilizar, tanto os alunos da escola, quanto professores e funcionários, que com pouco trabalho e muita criatividade, é possível desenvolver atividades sustentáveis com custo mínimo.
O projeto também teve o propósito de incentivar professores a desenvolver uma atividade diferente em sala de aula, fazendo com que os alunos levem consigo ações sustentáveis para fora da escola, aplicando-as em suas casas ou até mesma na rua.
Toda elaboração e concretização do projeto foi realizado pelos alunos da 5ª Fase do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.
FONTE:
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em 23 de abr 2018.
GLOBO RURAL. 8 temperos para plantar em casa. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Cidades-Verdes/noticia/2015/09/8-temperos-para-plantar-em-casa.html >. Acesso em: 23 de abr 2018.
CASA E CONSTRUÇÃO. Horta vertical suspensa: 60 projetos e passo a passo. Disponível em: < https://casaeconstrucao.org/paisagismo/horta-vertical-suspensa/ >. Acesso em: 23 de abr 2018.
OLIVEIRA, Diego Luiz de Holanda; ABREU, Rafael Freitas; ASSIS, Mauro Diego Bobira Guimarães; COSTA, Ailton Anibal Maia Ferreira; RIBEIRO, Bruno Pardinho; SILVEIRA,
Geraldo Tadeu Rezende. Horta vetical: um instrumento de educação ambiental na escola. < https://periodicos.furg.br/remea/article/viewFile/3529/2921 >. Acesso em: 23 de abr 2018.
AIRES, Luiz. Garrafas PET: da produção ao descarte. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/231-reciclagem-garrafas-pet.html>. Acesso em: 23 de abr. de 2018.
Posts recentes
Ver tudoNossa ação ambiental foi realizada no dia 21.06.2018 e consiste na construção de uma horta suspensa, pelo motivo que circulam muitos...
Olá! Deixamos este espaço em especial para que vocês possam compartilhar conosco suas opiniões a cerca da oficina "Utilização de...
Kommentare